RSS

LIDERANÇA !

08 jul

LiderançaO que mais se ouve hoje em dia é falar sobre liderança. Mas será que estamos preparados para exercer uma liderança efetiva nos dias de hoje, com tanta competição e muitas crises. Literalmente falando liderança é a função do líder, e líder é o chefe que deve ter prestígio pessoal e comando. O líder poder comandar pelo poder ou pela autoridade. Com o poder o líder força, obriga alguém a fazer a sua vontade, independente da pessoa querer ou não. Já com a autoridade o líder usa a sua habilidade de influenciar para fazer com que as pessoas façam com boa vontade o que ele quer ou o que precisa ser feito. Se precisamos forçar as pessoas a fazerem as obrigações e tarefas usando a força ou seja obrigando, dando ordens, elas vão fazer, mas corremos o risco de fazerem mal feito e no futuro ou elas não vão querer fazer mais ou vão tentar colocar toda a equipe contra o líder. Partindo do princípio que só fazemos algo bem feito quando temos prazer, quando as pessoas são obrigadas a fazer alguma coisa por interferência do poder autoritário de outro a relação será destruída. Quando temos a autoridade e competência de influenciar as pessoas a realizarem as tarefas é porque demonstramos respeito e motivação. Dessa forma as pessoas demostram que gostam de nós e que se sentem motivadas e comprometidas a colaborar. Penso que da mesma forma que já cometi o erro de agir com o poder, imaginando que estava fazendo a coisa certa, outros já o fizeram também. Só que os resultados alcançados nunca foram os pretendidos. Depois que aprendi que para ter autoridade não bastava ter poder, que teria que agir de outra maneira influenciando e motivando meus colaboradores os resultados foram alcançados rapidamente. Percebi que, além de falar precisava escutar e dar atenção ao que eles tinham a me dizer. Tenho muito orgulho do trabalho que realizo, mas não nasci líder o meu desejo de aprender e me apriomar cada vez mais, fez com que eu me tornasse uma pessoa e um profissional melhor. Esse conhecimento vem de um aprendizado que acumulei ao longo da minha vida. Aprendi desde cedo com meu pai a ser honesto, que a confiança não pode ser imposta ela tem que ser adquirida, prefiro dar um bom exemplo do que dizer palavras bonitas, sempre fui cuidadoso com minhas coisas e meus amigos, se assumo um compromisso não desito dele até tê-lo concluído, aprendi a escutar em vez de ouvir, respeito as pessoas e gosto de ser respeitado, sou um entusiasta, penso positivamente todos os dias e acima de tudo gosto das pessoas. Uma dica que costumo dar as pessoas que me perguntam como aprendi tudo isso é que procurem um referencial, alguém que lhe sirva de exemplo, estudem bastante, leiam e escutem muito e falem só o necessário. Tive e tenho muitas referências positivas que me influenciaram na vida, mas tenho um único caráter, com várias personalidades. Só sabemos se somos um líder de sucesso quando sentimos que fizemos alguma coisa que melhorou a vida das outras pessoas que nos fazem líderes. Não podemos esquecer que temos muitas tarefas para serem executadas, e que um bom relacionamento pessoal com nossos colaboradores é fundamental para o sucesso do nosso trabalho.

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 08/07/2009 em Administradores

 

Obrigado, pelo comentário. Após mediação ele será publicado. Volte sempre !!!