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Sementes Nutritivas .

08 jul

SementesAs sementes já fazem parte da culinária e da maioria dos cardápio prescritos por muitos nutricionistas com o intuito de melhorar as funções vitais do nosso organismo, podendo inclusive prevenir algumas doenças, entre elas o câncer e a osteoporose. Entre elas destaco as de : linhaça, gergelim, abóbora e girassol. Além de nutritivas elas são uma ótima fontes de fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Veja abaixo as principais funções de cada semente segundo a nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, Dra. Roseli Rossi.
Linhaça : Além dos carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, a linhaça possui 27 componentes anticancerígenos e se torna uma ótima aliada na prevenção do câncer de próstata, cólon e pulmão. É a mais rica fonte de ômega 3 (gordura boa) existente na natureza, evitando doenças cardiovasculares. Curiosidade: Tem cinco vezes mais fibras que a aveia e contém 100 vezes mais lignina (fibras insolúveis dietéticas) que os melhores grãos integrais. Girassol : Também rica em fibra e vitamina A, a semente de girassol, merece atenção por trazer gordura monoinsaturada, nutriente responsável por afastar males cardiovasculares. Já o mineral magnésio ajuda na formação do esqueleto e combate a osteoporose.Curiosidade: Homens e mulheres precisam de 420 miligramas de magnésio por dia e 100 gramas da semente de girassol possuem 354 miligramas. Abóbora : Além do potássio, mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial, a semente também é rica em fibras, que funciona bem contra a prisão de ventre e vitamina A, boa para os olhos. Outro diferencial é a grande quantidade de vitamina E, nutriente que combate o envelhecimento.Curiosidade: Por dia, homens e mulheres precisam de dois mil miligramas do mineral e a semente de abóbora possui 919 miligramas. Gergelim : Essa semente é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Além de evitar prisão de ventre, hemorróidas e o câncer de colón.Curiosidade: Altamente eficaz na lubrificação do intestino, graças a sua ação emoliente e de laxante suave no organismo, pois umedece e lubrifica.

 
2 Comentários

Publicado por em 08/07/2009 em Comer Bem.

 

2 Respostas para “Sementes Nutritivas .

  1. lucia maria mazzillo costa

    06/01/2010 at 15:48

    Gostaria de saber se a semente de linhaça triturada é o mesmo que a farinha de linhaça que ja se compra pronta ?

    atenciosamente
    Lucia

     
    • francobeck

      06/01/2010 at 23:49

      Oi Lúcia, a farinha de linhaça é a própria linhaça triturada, só que a semente de linhaça oxida muito rápido assim como diversos alimentos. Entã recomendo que você compre as sementes e vá triturando aos poucos o ideal e triturar uma quantidade que deve ser utilizada em até três dias. O processo é simples triture no mix ou no liquidificador ( mas certifique-se que o mesmo está seco ) e coloque num recipiente na geladeira. É assim que eu faço. A quantidade a ser consumida é de np mínimo uma colher de sopa cheia por dia, pode ser adicionada em frutas, sucos, sopas enfim aonde você desejar. A linhaça tem um sabor agradável e além de tudo é muito saudável. Espero que tenha ajudado. Um abraço e obrigado por ter lido e participado aqui no meu blog.

       

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