RSS

ESCOTISMO !

17 jul

powellPARTE I

Penso que todo mundo conhece ou já ouviu falar do Escotismo. Criado por Baden Powell(foto) em 1907 na Inglaterra, tinha como objetivo ensinar aos joves como acampar e sobreviver em regiões selvagens com conhecimentos em primeiros socorros, técnicas de sobrevivência e segurança na floresta e nas cidades. O Escotismo vai mais longe, além dessas atividades específicas os Grupos prestam serviços comunitários nas suas cidades sede e formam cidadãos. Seu símbolo é a Flor de Liz. Era assim quando eu começei a praticar. Vou contar alguns momentos vividos por mim, pelo Franco e meu grupo, foram experiências que ficaram marcadas para sempre em minha vida. No ano de 1970 tive o primeiro contato com o Escotismo, e ele começou a fazer parte da minha vida. Ingressei no grupo do Colégio Antonio Vieira – CAV, colégio religioso da cidade de Salvador-Ba minha terra natal. Soube que hoje esse grupo não existe mais, alguns ex- escoteiros se juntaram e criaram o Grupo José Bonifácio com sede no Instituo Social da Bahia- ISBA, outro colégio de Salvador. Nos reuníamos aos sábados à tarde, nos fundos do próprio colégio, lá era a nossa sede. O grupo era composto por jovens alunos do colégio ou não, que formavam as ” patrulhas ” que eram batizadas com nomes de animais da nossa fauna. Lembro-me que participei de três , a Castor, Lôbo e Leão. O primeiro acampamento do qual participei, foi num moinho abandonado dentro de um sítio de propriedade do CAV, que ficava localizado na Ilha de Itaparica – Ba. precisamente na localidade de Mar Grande. Passamos um final de semana exatos dois dias, para mim foi fascinante e assustador ao mesmo tempo, acampamos no mato, tudo era desconhecido, meu primeiro contato direto com a natureza, sem luz elétrica, sem água encanada, me senti livre, e percebi que ainda tinha muitas coisas a aprender na vida, desde então começei a perceber a importâcia de preservar a natureza. O Nosso Grupo do CAV prestava serviço voluntário a comunidade do bairro Garcia e adjacências onde ficava localizado o colégio. Entre eles destaco um salvamento aos moradores da Curva Grande no bairro do Garcia à vítimas de uma tempestade, seguida de enchentes e enchurrada que arrastou tudo nas encostas. Nunca esqueci daquela senhora agarrada em um colchão velho pedindo socorro. Lembro-me claramente como fizemos o salvamento : amarrei uma corda na minha cintura, o Franco amarrou outra nele e nos atiramos  na ribanceira com lama e muita água até os ombros. Só pensava na hora que tinha que salvá-la, ela teimava em não querer soltar o maldito colchão, fomos puxados pelo outros escoteiros do grupo que davam apoio. Foi muito gratificante, desse dia em diante começei a ter vontade de ajudar as pessoas. O Grupo de Escoteiros do CAV era um dos maiores de Salvador entre os participantes desse grupo lembro do nosso querido padre Hilário, Nosso chefe Luiz Humberto, nosso cozinheiro Ivan , Eduardo Albuquerque ( Dudu ), Duda e Budu ( falecidos ) irmãos do meu amigo Pepeu, Paulo Sacramento, meus ” primos ” Lucas e Geo filhos do meu querido e saudoso padrinho de crisma José Maria da Costa Vargens e de Tia Dora ….Gostava tanto de ser escoteiro que pensava em um dia ser chefe do grupo, logo no início fiz minha promessa e nunca mais esqueci eis a promessa dos escoteiros :  “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer a Lei Escoteira.” Passei nas provas de segunda classe : pioneiria, salvamento, primeiros socorros, cozinha, não lembro de todas só que já tinha muita experiência e habilidades específicas que ainda utilizo até hoje quando vou acampar. Sem nenhuma modéstia pois acho que modéstia é coisa de hipócrita além de ser muito querido era também muito famoso no grupo, pois sempre me destacava em todas as atividades que participava. Tanto que fundei uma patrulha a Castor nas cores amarelo e azul , e foi nela que vivi a maior aventura de toda minha vida. Que na próxima postagem conto para vocês. Um abraço.

 
 

6 Respostas para “ESCOTISMO !

  1. Enilson

    30/09/2014 at 11:26

    Franco o GE Antônio Vieira, fará uma comemoração referente aos 55 anos de reabertura do grupo dia 11/10, com início às 14 horas no Santuário do Vieirão. Gostaria de contar com sua presença. nosso site: http://www.geav15.com. Enilson

     
  2. Enilson

    07/08/2014 at 15:22

    Franco. Sou Enilson, atualmente diretor Presidente do Grupo Antônio Vieira, fui membro da patrulha Castor e Monitor da Patrulha Araguaia da tropa sênior. Continuamos em ação e este ano 2014, comemoramos 55 anos. viste nosso site e deixe seu contato. Sempre alerta

     
    • francobeck

      07/08/2014 at 18:01

      Nossa Enilson, que bom! Fico feliz em saber que o Grupo continua. Mande o site vai ser um prazer visitá-lo. Abraços

       
      • Enilson

        01/09/2014 at 9:51

        Franco desculpe a demora em retornar. Fico feliz também com sua resposta, apareça um sãbado à tarde no Vieirinha, estamos em atividade a partir das 14hs. Nosso site é http://www.geav15ba.com, se possível agende a visita somente para não correr o risco de estarmos em atividade externa.

         
  3. Isadora

    28/09/2009 at 21:18

    olá,
    estou no cursando agora o 1o. ano do ensino medio no colegio antonio vieira (colegio onde estudo desde a 1a. serie) e gostaria de informa-lhe que a escola continua com o grupo de escoteiros, apesar de não saber quem está a frente do grupo, sempre vejo as crianças aos sabados pela manha quando vou fazer as avaliçoes parciais da escola. Inclusive o grupo de escoteiros continua como colaborador da escola junto ao gremio no site do proprio.

    atenciosamente Isadora

     
    • francobeck

      28/09/2009 at 21:23

      Oi Isadora, muito obrigado pela informação, gostaria de saber como faço para manter contato com o grupo. Existe algum site ou e-mail que possa fazer contato com o grupo e com vc também.

       

Obrigado, pelo comentário. Após mediação ele será publicado. Volte sempre !!!